Pular para o conteúdo principal

PROVÉRBIOS: UM MINIGUIA PARA A VIDA - por Tim Keller

PROVÉRBIOS: UM MINIGUIA PARA A VIDA - por Tim Keller



Em minha leitura bíblica diária do ano passado, li o capítulo 3 de Provérbios, uma passagem que preguei e estudei muitas vezes. Porém, durante essa leitura, percebi que, dos versos 3 a 12, temos todos os temas do resto do livro, e, portanto, um miniguia para uma vida de fidelidade. Existem cinco coisas que constituem uma vida sábia e piedosa. Elas funcionam tanto quanto meios para tornarmo-nos sábios e santos, quanto como sinais de que estamos crescendo nesta vida:


1. Coloque a mais profunda confiança de seu coração em Deus e em sua graça. Todos os dias lembre a si mesmo do amor incondicional e pactual de Deus por você. Não coloque suas esperanças em ídolos ou em seu próprio desempenho.

“Que o amor e a fidelidade jamais o abandonem; prenda-os ao redor do seu pescoço, escreva-os na tábua do seu coração. Então você terá o favor de Deus e dos homens, e boa reputação. Confie no Senhor de todo o seu coração.” (Provérbios 3.3-5a)

2. Submeta toda sua mente à Escritura. Não pense que você sabe mais que a Palavra de Deus. Coloque-a em prática em todas as áreas da vida. Torne-se uma pessoa sob autoridade.

“Não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.” (Provérbios 3.5b-6)

3. Seja humilde e ensinável em relação aos outros. Seja perdoador e compreensivo quando você desejar criticá-los; esteja pronto a aprender dos outros quando eles vierem criticar você.

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.” (Provérbios 3.7,8)

4. Seja generoso com todas as suas posses, e apaixonado pela justiça. Compartilhe seu tempo, talento e tesouros com aqueles que têm menos.

“Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.” (Provérbios 3.9,10)

5. Aceite e aprenda a partir de dificuldades e sofrimento. Por meio do Evangelho, reconheça-as não como castigo, mas como uma maneira de te aperfeiçoar.

“Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja o bem.” (Provérbios 3.11,12)

Enquanto meditava nesses cinco elementos – firmar-se em sua graça, obedecer e deleitar-se em sua Palavra, humilhar-se diante dos outros, sacrificar-se generosamente por nosso próximo, e perseverar nas provações – pensava em Jesus. O Novo Testamento nos conta que a “sabedoria divina” personificada do Antigo Testamento é, na realidade, Jesus (Mt 11.19). E eu percebi que: a) ele mostrou a fidelidade e confiança definitivas a Deus e a nós ao ir à cruz, b) ele era moldado e estava saturado pela Escritura, c) ele era manso e humilde de coração (Mt 11.28-30), d) ele, embora rico, se fez pobre por nós, e) ele aceitou seu sofrimento por nós, sem reclamar. Somente cresceremos nessas cinco áreas se soubermos que fomos salvos por uma graça valiosa. Isso te guarda dos ídolos, da autossuficiência e do orgulho, do egoísmo com suas coisas, e de desmoronar diante de problemas. Jesus é a sabedoria personificada, e crer em seu Evangelho traz essas qualidades à sua vida.

Por algumas semanas, tenho gasto meu tempo orando por essas cinco coisas para minha família e para os líderes de minha igreja. Não existe melhor maneira de instilar essas grandes coisas em seu próprio coração que orar intensamente por elas nas vidas daqueles a quem você ama.

 Fonte: Reforma 21.org
Tradução: Josaías Jr/iPródigo  

Comentários

  1. Que palavra... Vou orar e fazer de tudo pra gravar esse miniguia e minha mente e no meu coração. Jesus é a chave de tudo... glória a Deus amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

AS DEZ VIRTUDES DE UMA MULHER FELIZ - por Hernandes Dias Lopes

AS DEZ VIRTUDES DE UMA MULHER FELIZ Dia Internacional da Mulher chegando - 8 de Março - e você, mulher cristã, com certeza, deseja ter acesso a mensagens bíblicas direcionadas ao dia das mulheres, pensando nisso o MT separou para você uma excelente mensagem baseada em Provérbios, Capítulo 31, versículos 10-31, do Pastor Hernandes Dias Lopes (um dos maiores pregadores brasileiros da atualidade) INTRODUÇÃO 1. A mulher foi criada à imagem e semelhança de Deus, para a glória de Deus e felicidade do homem. Ela é um presente de Deus, uma auxiliadora idônea para o homem, o centro dos seus afetos, a prioridade dos seus relacionamentos. Ela é a última a ser criada no universo, o mais belo poema de Deus, a coroa da criação! 2. Esse texto de Provérbios é um acróstico. Cada verso começa com uma letra do alfabeto Hebraico. É uma homenagem à mulher. Não poderia ter outro jeito mais sublime de concluir o livro de Provérbios. Esse texto nos fala sobre os dez atributos da mulhe

PORQUE IR À IGREJA NÃO FAZ DE VOCÊ UM CRISTÃO?

PORQUE IR À IGREJA NÃO FAZ DE VOCÊ UM CRISTÃO? Por John Piper  Tradução: Thiago Mancini      Eu não sou cristão apenas porque vou à igreja aos domingos. E tão pouco você. E tão pouco o pastor John Piper. Esta foi a descoberta que John Piper fez nas páginas iniciais de um livro de C. S. Lewis.      Na providência de Deus, um pequeno e fino livro de capa azul com o título “The Weight of Glory” (O Peso de Glória) [1] encontrou o seu caminho na vida de Piper aos 23 anos. E aqui está como ele contou a história em um sermão no ano de 2015.

O que a Bíblia diz sobre doenças incuráveis ?

  O que a Bíblia diz sobre doenças incuráveis: Esperança e Conforto nas Escrituras Sagradas Na busca por respostas e consolo diante das adversidades da vida, muitas pessoas recorrem à Bíblia em busca de orientação e esperança. Um dos temas que frequentemente surge nessas buscas é o das doenças incuráveis. Diante do diagnóstico de uma doença grave e sem cura aparente, é natural que busquemos conforto e entendimento nas Escrituras Sagradas. Neste artigo, exploraremos o que a Bíblia tem a dizer sobre as doenças incuráveis, oferecendo insights e reflexões que podem trazer conforto e esperança para aqueles que enfrentam esse desafio em suas vidas. Ao examinarmos as passagens bíblicas relacionadas às doenças, buscaremos compreender a perspectiva divina sobre o sofrimento humano e as promessas de conforto e cura que encontramos nas Escrituras. Embora a ideia de uma doença incurável possa ser assustadora e desanimadora, a fé cristã nos convida a encontrar consolo na presença amoro